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A Pirelli oferece garantia de 5 anos para seus produtos. Este prazo começa a ser contado a partir da data de emissão da nota fiscal de compra sendo válida para defeitos de fabricação previamente constados por um técnico de nossa empresa ou credenciados a Rede Tropical Pneus ou ainda um representante indicado pelo INMETRO. Consulte abaixo os itens que competem o termo de garantia:

1.  GARANTIA LEGAL

A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor e tem o prazo de 90 dias para ser reclamada de acordo com Artigo 24  e 26 do CDC.

Nos primeiros 3 meses, o pneu será trocado sem custos ao consumidor uma vez que seja constado defeito de fabricação por um Técnico da Tropical Pneus.

Passado os 3 primeiros meses da data de compra e quando constatado por técnico que o pneu é impróprio para uso, por razões ou motivos sob controle do fabricante, um novo pneu do mesmo tipo e medida ou semelhante, será entregue ao titular da garantia, cobrando-se ajustamento, do valor resultante do percentual de desgaste do pneu substituído (exemplo: no caso de um pneu que se apresentar com desgaste de 30% da sua banda de rodagem, será cobrado 30% do valor do pneu).
O preço aplicado no ajustamento será o valor vigente do pneu entregue em substituição, acrescido dos seus respectivos tributos.

2.  PNEUS DE ÔNIBUS E CAMINHÕES

Os pneus da categoria caminhões e ônibus, quando constatados por nossos técnicos ou pelo fabricante que o pneu é impróprio para seu uso, por razões ou motivo sob controle do fabricante e com desgaste de até 20%, dentro do prazo de três meses da data da compra, serão repostos gratuitamente. Posteriormente a este prazo, se cobrará o desgaste como ajustamento conforme o disposto no terceiro parágrafo.

O que esta garantia não cobre 

  • Condições e qualidade das estradas, ruas ou quaisquer vias transitáveis, incluindo (Sem Limitações) furos, cortes, impactos de batidas sobre protuberâncias, pedras, objetos pontiagudos, etc., provocados por infortúnios, imperícias ou riscos assumidos na condução e manobras do veículo.
  • Uso de pneus vazios (rodar vazio) ou com calibragem baixa.
  • Uso impróprio do pneu, uso inadequado em operação inadequada, incluindo também, calibragem de pressão imprópria para o fim ou finalidade a que se destina, sobrecarga do veiculo, pneu montado em roda imprópria, veículo desalinhado, conjunto pneu/roda fora de balanceamento, montagem e desmontagem irregular, rodar em falso, patinagem, derrapagens, contaminação por produtos químicos, aquecimento anormal por fogo ou outro tipo de combustão, água jogada dentro do pneu durante a montagem, alterações por uso em “rachas”, corridas ou propósitos competitivos, excesso de velocidade, uso de material de reparo impróprio, danos provocado por uso de correntes, desgastes por defeitos mecânicos na suspensão e desalinhamento de montagem no veículo.
  • Não observação das precauções de manutenção de pneus contidas nos manuais de fabricante de veículo.


3. Obrigações do proprietário e/ou condutor do veículo

  • É obrigação do proprietário e/ou do condutor utilizar os pneus dentro dos limites de carga e pressão de ar indicados pelo fabricante do seu veículo no que diz respeito às especificações de carga individualizada por modelo de pneu.
  • É também responsabilidade do proprietário e/ou do condutor manter as rodas devidamente alinhadas e manter o conjunto roda/pneu/câmera de ar (se houver) devidamente balanceado.
  • Devem-se usar cada ponta do eixo conjunto de rodas/pneu/câmeras da mesma medida.


4. Dicas para o uso inteligente do pneu

1- Calibrar os pneus semanalmente de acordo com a indicação do fabricante do veiculo.

2- Fazer o rodízio de pneus a cada 5000 km rodados.

3- Evitar  sobrecarga no veículo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais importantes.

4- Fazer manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.

5- Utilizar medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferente altera o equilíbrio.

6 - Alinhar o sistema de direção e suspensão e balancear os pneus, conforme indicado pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10000km, e sempre que o veículo sofrer impactos fortes; ocorrer troca de pneus; os pneus apresentarem desgastes irregulares; substituídos os componentes da suspensão, e o veículo estiver puxando para o lado.

7- Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com pneu destinado a uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade, na durabilidade das peças do veículo, e provocará desgaste irregular nos pneus da dianteira.